Seja bem-vindo
Cuiabá,25/04/2025

    • A +
    • A -

    Famato participa da assinatura de protocolo de intenções entre a Sedec-MT e comitiva de executivos asiáticos

    Vania Costa
    Famato participa da assinatura de protocolo de intenções entre a Sedec-MT e comitiva de executivos asiáticos Divulgação
    Publicidade

    A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou, nesta terça-feira (15/04), a convite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), da recepção à comitiva empresarial de Macau, composta por executivos e representantes de grandes empresas asiáticas, como a Bridge Link Ltd. (Macau) e a Donlink (Guangzhou). A vinda da comitiva foi uma iniciativa do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau. A Famato foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, e pelo superintendente da Famato/Imea/AgriHub, Cleiton Gauer.

    Durante o encontro, realizado em Cuiabá, foi assinado um protocolo de intenções entre a Sedec-MT e a comitiva asiática, com o objetivo de explorar novas oportunidades de parcerias e fornecedores brasileiros, especialmente no setor agrícola. A pauta prioritária envolve os produtos que compõem a base da economia agro de Mato Grosso: milho, soja, gergelim, DDG, carne bovina e frango. Também assinou o documento a Associação das Empresas Cerealistas do Estado de Mato Grosso (Acemat).

    Além do agronegócio, o protocolo contempla o interesse em ampliar a cooperação na área de mineração, diante dos investimentos já realizados por empresas como a Guangdong Power no estado.

    Segundo a Sedec-MT, a aproximação com o mercado asiático visa posicionar o agronegócio mato-grossense como um polo confiável e estratégico na produção de alimentos e insumos para o mundo, além de atrair investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento regional.

    Para o coordenador de Comércio Exterior da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo, a cooperação com Macau é uma oportunidade concreta de integração entre mercados e fortalecimento das cadeias produtivas do estado. “Essa iniciativa visa ampliar o intercâmbio comercial e tecnológico, conectando empresas e entidades do agro mato-grossense com investidores e parceiros internacionais. Ao promover esse tipo de cooperação, estamos criando pontes que favorecem a abertura de novos mercados.”

    Para o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, a visita da comitiva e a formalização do protocolo de intenções representam um importante passo na internacionalização do agronegócio mato-grossense. “Receber uma comitiva desse porte, com representantes de empresas que já atuam globalmente em setores estratégicos, é uma demonstração clara de que Mato Grosso está no radar do mundo quando se fala em produção agropecuária e oportunidades de investimento”, pontuou Vinha.

    Também participaram da reunião representantes da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).

    Publicidade



    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.